A educação de pessoas
surdas, vem ao longo dos anos passando por transformações significativas, com
base em estudos e pesquisas, surgiu o nosso tema: Lei de LIBRAS e seus avanços na Educação do século passado até a
atualidade, que será apresentado pelos alunos em alusão ao Dia Nacional dos Surdos que é lembrado no dia 26 de setembro, onde nos remetem a reflexão sobre a importância da comunicação
entre ouvintes e surdos na cultura da inclusão de fato, não somente como
discurso, mas com ações e compromisso de toda sociedade, reconhecida como uma
questão de justiça social e garantia da cidadania.
As práticas vêm se
aprimorando a cada dia, para que se possa acompanhar o desenvolvimento do aluno
envolvido no processo de ensino e aprendizagem. Os fatores que influenciam nas
mudanças das práticas já existentes, são fatores sociais, culturais, econômicos
entre outros. Porém, os que mais são observados são fatores socioculturais,
pois é a partir da vivência dos alunos e do seu contexto social que poderemos
elaborar atividades pedagógicas que venham ao encontro das necessidades e
particularidades dos nossos alunos. As mudanças e as adaptações das práticas
educativas existentes são fundamentais para um bom desenvolvimento do trabalho,
pois conhecer e tentar entender o mundo no qual o aluno está inserido é o
primeiro passo a ser desenvolvido. Proporcionar atividades interessantes que
cativem a curiosidade do aluno é essencial.
Com isso, podemos perceber a
importância da ressignificação das práticas educativas para inclusão de todos.
O professor tem um papel de suma importância no processo mantendo-se em
constante atualização para que possa acolher as diversas realidades que chegam
à escola, podendo assim adaptar atividades de acordo com as especificidades dos
alunos.
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