Powered By Blogger

terça-feira, 3 de novembro de 2015

"Acima de sermos negros, brancos, árabes, judeus, americanos, somos uma única espécie. Quem almeja ver dias felizes, precisa aprender a amar a sua espécie (...) Se você amar profundamente a espécie humana, estará contribuindo para provocar a maior revolução social da história".
Augusto Cury

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Mês de conquistas para as pessoas surdas em todo Brasil!


Quando se aprende LIBRAS, se torna muito mais fácil lidar com um aluno surdo em sala de aula.


Hino Nacional para aprender em LIBRAS. Vamos tentar?




A educação de pessoas surdas, vem ao longo dos anos passando por transformações significativas, com base em estudos e pesquisas, surgiu o nosso tema: Lei de LIBRAS e seus avanços na Educação do século passado até a atualidade, que será apresentado pelos alunos em alusão ao Dia Nacional dos Surdos que é lembrado no dia 26 de setembro, onde nos remetem a reflexão sobre a importância da comunicação entre ouvintes e surdos na cultura da inclusão de fato, não somente como discurso, mas com ações e compromisso de toda sociedade, reconhecida como uma questão de justiça social e garantia da cidadania.
As práticas vêm se aprimorando a cada dia, para que se possa acompanhar o desenvolvimento do aluno envolvido no processo de ensino e aprendizagem. Os fatores que influenciam nas mudanças das práticas já existentes, são fatores sociais, culturais, econômicos entre outros. Porém, os que mais são observados são fatores socioculturais, pois é a partir da vivência dos alunos e do seu contexto social que poderemos elaborar atividades pedagógicas que venham ao encontro das necessidades e particularidades dos nossos alunos. As mudanças e as adaptações das práticas educativas existentes são fundamentais para um bom desenvolvimento do trabalho, pois conhecer e tentar entender o mundo no qual o aluno está inserido é o primeiro passo a ser desenvolvido. Proporcionar atividades interessantes que cativem a curiosidade do aluno é essencial.
Com isso, podemos perceber a importância da ressignificação das práticas educativas para inclusão de todos. O professor tem um papel de suma importância no processo mantendo-se em constante atualização para que possa acolher as diversas realidades que chegam à escola, podendo assim adaptar atividades de acordo com as especificidades dos alunos.



Alfabeto Manual de vários países